top of page

Desmistificando o NPSH (parte 1)

  • Engº Ricardo Lopes
  • 19 de set. de 2017
  • 2 min de leitura

É afirmação comum entre os profissionais que 80% dos problemas ocorrem devido às condições de sucção da bomba.

Concordo, e acrescento que se incluirmos aí as bombas que operam fora do BEP (Best Efficiency Point), a porcentagem pode ser ainda maior.

Todo mundo sabe que a função da bomba centrífuga ao receber o fluido através da tubulação de sucção, é movê-lo para um ponto distante do ponto de captação.

Entretanto um erro bastante comum, é quando se pensa que a bomba irá "sugar" o fluido da captação para o interior da mesma.

Posso até concordar que o funcionamento de determinada bomba poderá gerar uma depressão no olho do impelidor (rotor), porém o fato é que se a instalação de sucção não prover a energia necessária, a bomba irá cavitar.

Seguem-se então duas definições importantes:

NPSHa (Net Positive Suction Head Available) = é a energia disponível dada pelo sistema de sucção (não depende da bomba, só dependendo das características do sistema e do fluido bombeado). Ou, fisicamente falando, é a energia absoluta por unidade de peso existente no flange de sucção, acima da pressão de vapor.

NPSHr (Net Positive Suction Head Required) = é a energia necessária no flange de sucção da bomba para que não haja cavitação (não depende das características do sistema, somente das características da bomba) Ou, fisicamente falando, é a quantidade mínima de energia absoluta por unidade de peso, acima da pressão de vapor, que deve existir no flange de sucção da bomba para que não ocorra a cavitação.

Pensando em termos de energia, seria correto afirmar que: "A energia disponível dada pelo sistema no flange de sucção da bomba deve ser maior ou igual a energia requerida pela bomba, para que não ocorra a cavitação."

Entretanto, considerando que toda a análise foi feita para líquidos em estado puro, isento de contaminação, como impurezas que podem alterar a pressão na qual a cavitação se inicia, recomenda-se adotar uma margem de segurança de 0,5 metros (algumas literaturas sugerem 0,6 metros ou 2 ft).

Em um próximo artigo, escreverei sobre a confusão que muitos profissionais fazem na comparação entre a pressão de sucção (suction pressure) e o NPSHa (Net Positive Suction Head Available) e explicarei melhor sobre o fenômeno da cavitação.

Um grande abraço!

Comments


Posts Destacados
Posts Recentes
Procure por Tags
Siga
  • Google+ Long Shadow
  • Facebook Long Shadow
  • LinkedIn Long Shadow
  • Twitter Long Shadow
bottom of page